Cuidados com o ensaio de Troponina

ArgosLab® • 27 de fevereiro de 2020

Troponina em pequenos infartos pode aparecer e desaparecer em horas.

Veja que para pequeno Infarto do Miocárdio, Troponina aparece e desaparece em menos de 1 dia

Por isto sugere-se o uso conjunto de CK-MB Teste Rápido Quantitativo e Mioglobina Teste Rápido Quantitativo com o Teste Rápido Quantitativo de Troponina.

Em grandes infartos a Troponina se sustenta por dias (6 dias).

Ausências de Padronização de Testes de Troponina

Não há uma padronização de diferentes imunoensaios.
Portanto não se pode correlacionar imunocromatografia com outros metódos.

A padronização dos ensaios de cTn permanece indefinida. O subcomitê de padronização de cTnI da American Association for Clinical Chemistry (AACC), em colaboração com o National Institute od Standards and Technology (NIST), tem produzido um material de referência padrão para cTnI (SRM # 2921), que é um complexo TnC-cTnI-cTnT purificado a partir do coração humano sob condições não denaturantes. Uma vez que foi descoberto que este material é comutável com apenas 50% de ensaios de cTnI atuais, ele passou a ter um valor limitado para a harmonização de ensaios nos testes atuais e não é útil como um calibrador comum. Isso, no entanto, permite a rastreabilidade para um material de referência comum. Atualmente, um Grupo de Trabalho da International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC) está trabalhando para desenvolver um material de referência secundário baseado em soro.

Em 2001, o Comitê sobre Padronização de Marcadores de Lesão Cardíaca (C-SMCD) do IFCC atualizou as especificações de qualidade para ensaios de cTn destinadas aos fabricantes de ensaios comerciais e aos laboratórios clínicos que utilizam análises de cTn. O Objetivo geral foi uma tentativa de estabelecer critérios uniformes de modo que todos os ensaios poderiam ser avaliados objetivamente por suas qualidades analíticas e performance clínica.

Recomendaçōes para todos os ensaios de Troponina:

Especificações de Qualidade – Ensaios de Troponina Cardíaca

Fatores Analíticos

1.A especificidade dos anticorpos em reconhecer epítopos como parte da molécula e equimolar para todas as formas

2.Influência de anticoagulantes

3.Calibração contra a forma natural de molécula

4.Tipo de material definido utilizado para diluições

5.Recuperação demonstrada e linearidade do método

6.Limite de detecção descrito e imprecisão (10% Coeficiente de Variação)

7.Abordagem de interferentes (p. ex., Fator Reumatoide, anticorpos heterofilos)


Fatores Pré-analíticos

1.Condições de tempo e temperatura de armazenamento

2.Efeitos de centrifugação – separadores em gel

3.Soro-plasma – correlações com WB (sangue total)

Bibliografia :

BURTIS, Carl A., BRUNS, David E., Tietz Fundamentos de Química Clínica e Diagnóstico Molecular, 7ª edição, ELSEVIER.


19 de setembro de 2025
18 de setembro de 2025
THE CLINICAL UTILITY OF FECAL EDN AS A DIAGNOSTIC BIOMARKER IN NON-IGE-MEDIATED FOOD ALLERGY
18 de setembro de 2025
Venha nos visitar no 57° Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial - 16 a 19 de Setembro de 2025 no Riocentro - Rio de janeiro Estande n° 10
28 de agosto de 2025
Presença da ArgosLab® no evento: Novo Processo de Importação - ANVISA
10 de julho de 2025
Espectometria de Massas: a técnica e suas aplicações clínicas
Por ArgosLab® 7 de maio de 2025
ArgosLab® estará presentes nos seguintes Congressos Internacionais: EUROMEDLAB - Brussels 2025 - 18 a 22 de Maio de 2025 - Bruxelas, Bélgica; ADLM - 27 a 31 de Julho de 2025 - Chicago, Illinois; MEDICA - 17 a 20 de Novembro de 2025 - Dusseldorf, Alemanha.
Por ArgosLab® 6 de maio de 2025
Oncostatina M (OSM) Citoquina da família IL-6, a Oncostatina M está diretamente envolvida em processos inflamatórios e na modulação da resposta imune, com papel relevante em doenças intestinais crônicas. Este teste permite a quantificação precisa de OSM, sendo indicado para: Identificação de atividade inflamatória intestinal persistente , mesmo em pacientes já em tratamento Avaliação do risco de falha primária ao tratamento com anti-TNFα , especialmente em quadros de colite ulcerativa e doença de Crohn Monitoramento longitudinal da resposta terapêutica , contribuindo para ajustes precoces na conduta clínica Estratificação de pacientes por prognóstico , auxiliando na seleção de terapias mais adequadas a perfis inflamatórios específicos
Por ArgosLab® 6 de maio de 2025
Highlights do Podcast: Vetor de inovação e de acesso a produtos de qualidade; Profundo know-know regulatório nacional e internacional; Conhecimento das cadeias de suprimento globais e logística internacional; Capilaridade de Distribuição: Cobertura Nacional; Portfólio: Mais de 1.200 produtos registrados na ANVISA.
Por ArgosLab® 31 de março de 2025
A crescente preocupação com fatores psicossociais e neurobiológicos no ambiente de trabalho impulsiona novas abordagens dentro do escopo da Norma Regulamentadora NR-01, que exige a identificação, avaliação e controle de riscos psicossociais e neurofuncionais associados às condições laborais. Dentro desse contexto, o DBS® Saúde Mental, desenvolvido pela LabRx , oferece uma solução inovadora: a dosagem laboratorial de L-quinurenina em amostras de sangue coletadas por punção capilar em papel de filtro (DBS – Dried Blood Spot) , com foco em profissionais de saúde mental que atuam no B2B com empresas .
Por ArgosLab® 31 de março de 2025
O DBS® Saúde Mental é um exame laboratorial de dosagem de quinurenina no sangue, realizado por meio de amostra de gotas de sangue (50 μL) colhidas em papel filtro através de punção capilar (Dried Blood Spot® - DBS). O teste é voltado para a avaliação de neuroinflamação associada a transtornos mentais como ansiedade, depressão, burnout e estresse crônico. Seu uso se insere no contexto de prevenção e monitoramento de riscos psicossociais conforme previsto na Norma Regulamentadora nº 01 (NR 01) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Show More