Setembro Amarelo

Globalmente, o Suicídio é a segunda causa de morte mais comum entre jovens de 15 a 29 anos. Fica atrás apenas de acidentes de trânsito. No Mundo, uma pessoa tenta se matar a cada 3 segundos. E alguém se suicida a cada 40 segundos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) ocorrem 800 mil suicídios por ano. Mata mais que homicídios e guerra.
O Brasil é oitavo Pais com mais casos consumados de suicídio. Uma média de 6 mortes por 100 mil habitantes. A média global é de 10,9 suicídio a cada 100 mil habitantes. Mas enquanto 83% de Países reduziram suas taxas de 2002 a 2012, os números no Brasil quase que dobraram nos últimos 20 anos. O fato de que a maioria poderia ter sido evitada. A maior incidência de suicídio no Brasil é entre os idosos- 8,9 óbitos por 100 mil habitantes. Mas o maior crescimento das taxas de Suicídio nos Brasil é entre Jovens.
A OMS calcula que mais de 90% dos suicidas tenham algum problema mental não diagnosticado.
Considerada “ O Mal do Século” pela OMS, a DEPRESSÂO afeta hoje 320 milhões de pessoas. Estima-se que 10% a 15% delas irão atentar contra a própria vida.
Uma das maneiras de frear a escalada de suicídio é encarar doenças mentais como se encara AIDS e Câncer, isto é ser combatido com rigor. Campanha de prevenção como “ setembro Amarelo”, é um ponto de partida. 6 de cada 10 pessoas que suicidaram já tinham se consultado com um psiquiatra ou psicólogo. Distúrbios mentais e psicóticos é Urgência Médica.
QUINURENINA – TRIPTOFANO: Diagnóstico laboratorial da Depressão.
O aminoácido essencial triptofano é um constituinte das proteínas e também é um substrato para duas importantes vias biossintéticas: a geração do neurotransmissor serotonina (5-hidroxitriptamina) e a formação de dinucleotídeos de nicotinamida adenina por meio de diferentes derivados da cinurenina.
A L-quinurenina é formada no cérebro de mamíferos (40%) e retirada da periferia (60%), indicando que pode ser transportada através da barreira hematoencefálica.
Pode ser convertido pela enzima indutível indoleamina 2,3-dioxigenase (IDO) em dois outros compostos importantes: o ácido cinurênico neuroprotetor e o ácido quinolínico neurotóxico. A via da quinurenina também está intimamente ligada ao sistema imunológico, uma vez que diferentes citocinas influenciam a atividade das principais enzimas.
Uma via desequilibrada de triptofano-quinurenina está associada com distúrbios mentais e psicóticos como por exemplo Depressão.
A Argoslab possui o registro na Anvisa dos kits Quinurenina Elisa – 96 testes e Triptofano Elisa – 96 testes, além dos kits de Serotonina e GABA.




