DIAGNÓSTICOS  INOVADORES PARA A DOENÇA CELÍACA

ArgosLab® • 8 de dezembro de 2022

· O que é a Doença Celíaca?

A doença celíaca ou sensibilidade ao glúten é caracterizada por danos no intestino delgado levando a uma chamada mucosa “plana”. Devido a essas lesões extensas, a má absorção ocorre frequentemente acompanhada de uma depleção de nutrientes essenciais. A fração solúvel em álcool do glúten, a gliadina, substrato da transglutaminase tecidual (tTG), representa um agente causador da doença celíaca, por estimular um processo inflamatório no intestino delgado. As respostas imunes celular e humoral são provavelmente desencadeadas pela ligação cruzada da gliadina em complexos moleculares elevados. O método sorológico de diagnóstico da doença celíaca inclui a detecção de anticorpos IgA e IgG para transglutaminase tecidual (Anti-tTg IgA/IgG) e gliadina desamidada (GliaDea IgA/IgG) . Os anticorpos IgA para a transglutaminase tecidual são considerados de maior valor preditivo, portanto, os pacientes que sofrem de deficiência de IgA, uma doença concomitante frequente em pacientes celíacos, podem ser diagnosticados com anticorpos do tipo IgG.

O diagnóstico da doença celíaca e da dermatite herpetiforme compreende a biópsia do intestino delgado demonstrando uma mucosa “plana” antes de uma dieta sem glúten e a seguinte reconstituição da mucosa após o início da dieta. A determinação de IgG e IgA para gliadina desamidada por ELISA, bem como a detecção de autoantígenos endomisiais humanos (EmA) IgA tem sido considerada como os principais parâmetros sorológicos para doença celíaca até agora.

· CytoBead® CeliAK

Diagnóstico rápido e fácil da doença celíaca e detecção simultânea de deficiência de IgA

A tecnologia CytoBead® representa a próxima geração de matrizes IFA em diagnósticos. É uma combinação de ensaio de triagem de imunofluorescência e beads revestidas com antígeno para verificação do resultado obtido.

CytoBead® CeliAK contém uma seção de esôfago de macaco para fins de triagem e adicionalmente um compartimento (1) com esferas revestidas com antígenos tTG (transglutaminase tecidual) ou DG (gliadina desamidada). A fluorescência positiva dos grânulos confirma o achado de IFA (consulte a tabela abaixo).

Um segundo compartimento (2) contém grânulos revestidos de anticorpo anti-IgA para triagem de deficiência potencial de IgA em caso de resultado negativo de IFA, limitando o número de diagnósticos de doença celíaca falsos negativos.

· Testes Disponíveis

CytoBead® CeliAK IFA

CytoBead® CeliAK é um ensaio de imunofluorescência (IFA) para a determinação qualitativa e semiquantitativa de anticorpos IgA ou IgG no soro humano contra endomísio, transglutaminase tecidual (tTG) e gliadina desamidada (DG), bem como para controle de anticorpos IgA. CytoBead® CeliAK destina-se a auxiliar no diagnóstico da doença celíaca.


Gliadina IgM ELISA

Gliadina IgM é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgM contra gliadina em soro humano. A Gliadina IgM destina-se a auxiliar no diagnóstico da doença celíaca.


GliaDea IgA ELISA

GliaDea IgA é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgA contra gliadina desaminada em soro humano. O GliaDea IgA destina-se a auxiliar no diagnóstico da doença celíaca.


GliaDea IgG ELISA

GliaDea IgG é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgG contra gliadina desaminada em soro humano. O GliaDea IgG destina-se a auxiliar no diagnóstico da doença celíaca.


CeliAK EmA human IgA ELISA

CeliAK EmA human IgA é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgA contra antígenos endomisiais (EmA) em soro humano. CeliAK EmA human destina-se a auxiliar no diagnóstico de doença celíaca e dermatite herpetiforme.


CeliAK EmA human IgG ELISA

CeliAK EmA human IgG é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgG contra antígenos endomisiais (EmA) em soro humano. CeliAK EmA human destina-se a auxiliar no diagnóstico de doença celíaca e dermatite herpetiforme.


Referências:

Grossmann K, Röber N, Hiemann R, Rödiger S, Schierack P, Reinhold D, Laass M.-W., Conrad K, Roggenbuck, D.: Simultaneous detection of celiac disease-specific IgA antibodies and total IgA. Auto Immun Highlights. 2016 Dec, 7(1): 2

Husby S, Koletzko S et.al.: European Society for Padeatric Gastroenterology, Hematology, and Nutrition Guide-lines for the Diagnosis of Coeliac Disease. JPGN. 2012 Jan, 53(1)

Conrad K et al.: A new dot immunoassay for simultaneous detection of celiac specific antibodies and IgA-deficiency. Clin Chem Lab Med. 2012 Feb; 50(2):337-43

4 de dezembro de 2025
Participamos do XXIX Congresso Brasileiro de Nutrologia nos dias 25 a 27 de Setembro de 2025 no Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo s SP
3 de dezembro de 2025
Estivemos presente na MEDICA 2025 nos dias 17 a 20 de Novembro de 2025 em Dusseldorf - Alemanha
3 de dezembro de 2025
Participamos da XXIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo - SBAD nos dias 13 a 15 de Novembro de 2025 no Distrito Anhembi - São Paulo - SP
3 de dezembro de 2025
57° Congresso Brasileiro de Patologia Clínica - CBPC 2025 16 a 19 de Setembro de 2025 Riocentro - Rio de janeiro Estande n° 10
3 de dezembro de 2025
Participamos do Congresso GUT BRAIN nos dias 12 e 13 de Setembro de 2025 no Novotel - Morumbi - São Paulo
3 de dezembro de 2025
Estivemos presente na ADLM - Association for Diagnostics & Laboratory Medicine  nos dias 27 a 31 de Julho de 2025 em Chicago - Illinois - Estados Unidos
3 de dezembro de 2025
50° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas - CBAC 2025 15 a 18 de Junho de 2025 Expo Dom Pedro - Campinas - SP Estande 79
3 de dezembro de 2025
Participamos do 36° Congresso de Prática Ortomolecular nos dias 05 a 07 de Junho de 2025 no Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo - SP
3 de dezembro de 2025
ANVISA - Reclassificação de risco em registro IVD - 20 a 23 de Maio de 2025 - Hospitalar 2025 - São Paulo Expo
3 de dezembro de 2025
Estivemos presente na EUROMEDLAB entre os dias 18 a 22 de Maio de 2025 em Bruxelas - Bélgica
Show More