DIAGNÓSTICOS  INOVADORES PARA A DOENÇA CELÍACA

ArgosLab® • 8 de dezembro de 2022

· O que é a Doença Celíaca?

A doença celíaca ou sensibilidade ao glúten é caracterizada por danos no intestino delgado levando a uma chamada mucosa “plana”. Devido a essas lesões extensas, a má absorção ocorre frequentemente acompanhada de uma depleção de nutrientes essenciais. A fração solúvel em álcool do glúten, a gliadina, substrato da transglutaminase tecidual (tTG), representa um agente causador da doença celíaca, por estimular um processo inflamatório no intestino delgado. As respostas imunes celular e humoral são provavelmente desencadeadas pela ligação cruzada da gliadina em complexos moleculares elevados. O método sorológico de diagnóstico da doença celíaca inclui a detecção de anticorpos IgA e IgG para transglutaminase tecidual (Anti-tTg IgA/IgG) e gliadina desamidada (GliaDea IgA/IgG) . Os anticorpos IgA para a transglutaminase tecidual são considerados de maior valor preditivo, portanto, os pacientes que sofrem de deficiência de IgA, uma doença concomitante frequente em pacientes celíacos, podem ser diagnosticados com anticorpos do tipo IgG.

O diagnóstico da doença celíaca e da dermatite herpetiforme compreende a biópsia do intestino delgado demonstrando uma mucosa “plana” antes de uma dieta sem glúten e a seguinte reconstituição da mucosa após o início da dieta. A determinação de IgG e IgA para gliadina desamidada por ELISA, bem como a detecção de autoantígenos endomisiais humanos (EmA) IgA tem sido considerada como os principais parâmetros sorológicos para doença celíaca até agora.

· CytoBead® CeliAK

Diagnóstico rápido e fácil da doença celíaca e detecção simultânea de deficiência de IgA

A tecnologia CytoBead® representa a próxima geração de matrizes IFA em diagnósticos. É uma combinação de ensaio de triagem de imunofluorescência e beads revestidas com antígeno para verificação do resultado obtido.

CytoBead® CeliAK contém uma seção de esôfago de macaco para fins de triagem e adicionalmente um compartimento (1) com esferas revestidas com antígenos tTG (transglutaminase tecidual) ou DG (gliadina desamidada). A fluorescência positiva dos grânulos confirma o achado de IFA (consulte a tabela abaixo).

Um segundo compartimento (2) contém grânulos revestidos de anticorpo anti-IgA para triagem de deficiência potencial de IgA em caso de resultado negativo de IFA, limitando o número de diagnósticos de doença celíaca falsos negativos.

· Testes Disponíveis

CytoBead® CeliAK IFA

CytoBead® CeliAK é um ensaio de imunofluorescência (IFA) para a determinação qualitativa e semiquantitativa de anticorpos IgA ou IgG no soro humano contra endomísio, transglutaminase tecidual (tTG) e gliadina desamidada (DG), bem como para controle de anticorpos IgA. CytoBead® CeliAK destina-se a auxiliar no diagnóstico da doença celíaca.


Gliadina IgM ELISA

Gliadina IgM é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgM contra gliadina em soro humano. A Gliadina IgM destina-se a auxiliar no diagnóstico da doença celíaca.


GliaDea IgA ELISA

GliaDea IgA é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgA contra gliadina desaminada em soro humano. O GliaDea IgA destina-se a auxiliar no diagnóstico da doença celíaca.


GliaDea IgG ELISA

GliaDea IgG é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgG contra gliadina desaminada em soro humano. O GliaDea IgG destina-se a auxiliar no diagnóstico da doença celíaca.


CeliAK EmA human IgA ELISA

CeliAK EmA human IgA é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgA contra antígenos endomisiais (EmA) em soro humano. CeliAK EmA human destina-se a auxiliar no diagnóstico de doença celíaca e dermatite herpetiforme.


CeliAK EmA human IgG ELISA

CeliAK EmA human IgG é um imunoensaio quantitativo para a determinação de anticorpos IgG contra antígenos endomisiais (EmA) em soro humano. CeliAK EmA human destina-se a auxiliar no diagnóstico de doença celíaca e dermatite herpetiforme.


Referências:

Grossmann K, Röber N, Hiemann R, Rödiger S, Schierack P, Reinhold D, Laass M.-W., Conrad K, Roggenbuck, D.: Simultaneous detection of celiac disease-specific IgA antibodies and total IgA. Auto Immun Highlights. 2016 Dec, 7(1): 2

Husby S, Koletzko S et.al.: European Society for Padeatric Gastroenterology, Hematology, and Nutrition Guide-lines for the Diagnosis of Coeliac Disease. JPGN. 2012 Jan, 53(1)

Conrad K et al.: A new dot immunoassay for simultaneous detection of celiac specific antibodies and IgA-deficiency. Clin Chem Lab Med. 2012 Feb; 50(2):337-43

19 de setembro de 2025
18 de setembro de 2025
THE CLINICAL UTILITY OF FECAL EDN AS A DIAGNOSTIC BIOMARKER IN NON-IGE-MEDIATED FOOD ALLERGY
18 de setembro de 2025
Venha nos visitar no 57° Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial - 16 a 19 de Setembro de 2025 no Riocentro - Rio de janeiro Estande n° 10
28 de agosto de 2025
Presença da ArgosLab® no evento: Novo Processo de Importação - ANVISA
10 de julho de 2025
Espectometria de Massas: a técnica e suas aplicações clínicas
Por ArgosLab® 7 de maio de 2025
ArgosLab® estará presentes nos seguintes Congressos Internacionais: EUROMEDLAB - Brussels 2025 - 18 a 22 de Maio de 2025 - Bruxelas, Bélgica; ADLM - 27 a 31 de Julho de 2025 - Chicago, Illinois; MEDICA - 17 a 20 de Novembro de 2025 - Dusseldorf, Alemanha.
Por ArgosLab® 6 de maio de 2025
Oncostatina M (OSM) Citoquina da família IL-6, a Oncostatina M está diretamente envolvida em processos inflamatórios e na modulação da resposta imune, com papel relevante em doenças intestinais crônicas. Este teste permite a quantificação precisa de OSM, sendo indicado para: Identificação de atividade inflamatória intestinal persistente , mesmo em pacientes já em tratamento Avaliação do risco de falha primária ao tratamento com anti-TNFα , especialmente em quadros de colite ulcerativa e doença de Crohn Monitoramento longitudinal da resposta terapêutica , contribuindo para ajustes precoces na conduta clínica Estratificação de pacientes por prognóstico , auxiliando na seleção de terapias mais adequadas a perfis inflamatórios específicos
Por ArgosLab® 6 de maio de 2025
Highlights do Podcast: Vetor de inovação e de acesso a produtos de qualidade; Profundo know-know regulatório nacional e internacional; Conhecimento das cadeias de suprimento globais e logística internacional; Capilaridade de Distribuição: Cobertura Nacional; Portfólio: Mais de 1.200 produtos registrados na ANVISA.
Por ArgosLab® 31 de março de 2025
A crescente preocupação com fatores psicossociais e neurobiológicos no ambiente de trabalho impulsiona novas abordagens dentro do escopo da Norma Regulamentadora NR-01, que exige a identificação, avaliação e controle de riscos psicossociais e neurofuncionais associados às condições laborais. Dentro desse contexto, o DBS® Saúde Mental, desenvolvido pela LabRx , oferece uma solução inovadora: a dosagem laboratorial de L-quinurenina em amostras de sangue coletadas por punção capilar em papel de filtro (DBS – Dried Blood Spot) , com foco em profissionais de saúde mental que atuam no B2B com empresas .
Por ArgosLab® 31 de março de 2025
O DBS® Saúde Mental é um exame laboratorial de dosagem de quinurenina no sangue, realizado por meio de amostra de gotas de sangue (50 μL) colhidas em papel filtro através de punção capilar (Dried Blood Spot® - DBS). O teste é voltado para a avaliação de neuroinflamação associada a transtornos mentais como ansiedade, depressão, burnout e estresse crônico. Seu uso se insere no contexto de prevenção e monitoramento de riscos psicossociais conforme previsto na Norma Regulamentadora nº 01 (NR 01) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Show More